Baiacu de Alguém

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

COMISSÃO NACIONAL DE PONTOS DE CULTURA VISITA MINC

Cerca de 60 membros da Comissão Nacional de Pontos de Cultura chegaram em Brasília nesta terça-feira, dia 28, onde se encontrarão com o ministro Juca Ferreira. Em seguida, irão para a cidade de Alto Paraíso (GO), para participar da 15ª edição do Encontro de Culturas que ocorre em até o próximo domingo, dia 1.  Ao longo da semana, a comissão também irá se encontrar com dirigentes do Ministério da Cultura:  secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes; de Política Cultural, Guilherme Varella; de Educação e Formação Artística Cultural, Juana Nunes; e de Articulação Institucional, Vinícius Wu.
 
Sérgio Melere, membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, explica que o objetivo do Encontro é possibilitar um diálogo sobre a atual realidade dos pontos de cultura no Brasil e apresentar algumas demandas. Sobre a oportunidade de encontro com dirigentes de várias áreas do MinC, comentou que "os pontos de cultura trabalham interligados com todas as áreas, como a social e educacional. Por isso, é importante manter diálogo com as diferentes secretarias. 
 
Melere destacou ainda a importância da implementação efetiva da Rede Cultura Viva. "Precisamos efetivamente tornar prático aquilo que a Lei Nº 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva, estabeleceu". Uma expectativa da Comissão é verificar a situação geral dos Pontos de Cultura que têm pendências junto ao MinC por problemas burocráticos.
 
Leandro Artur Anton, representante da rede Rio Grande do Sul dos Pontos de Cultura, explica que a vinda da comissão a Brasília representa também o primeiro encontro da Comissão Nacional com o ministro Juca Ferreira. "A expectativa é abrir uma agenda permanente", afirmou. Sua ideia é que a Comissão torne-se instância prioritária do Cultura Viva.
 
O diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini, enfatizou que a comissão é representativa não apenas dos Pontos de Cultura, mas pela diversidade de atores de vários segmentos e linguagens da cultura. "A presença deles aqui é um passo importante nesse processo de diálogos com participação social que é uma marca da nossa gestão", avalia. 

A Comissão 

Criada em 2007, a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura é uma instância de participação e representação dos Pontos de Cultura. É composta por representações estaduais e temáticas que expressam os mais diversos segmentos da diversidade cultural brasileira.
 
Trata-se de um espaço de organização autônoma da sociedade civil em torno de uma das mais importantes políticas culturais desenvolvidas no Brasil nos últimos 10 anos, o Cultura Viva. A Comissão teve papel fundamental, nos últimos anos, no processo de mobilização e participação social em torno da aprovação da Lei 13.018/2014.
 
 
Cecília Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
 
 
 
Fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques

Comentários

Adicionar comentário