Hoje (22/9), às 16h21, começa o equinócio da primavera no Hemisfério Sul! A chamada “estação das flores” se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021. Os dias serão mais longos e as noites mais curtas. No Brasil, a primavera será marcada pela “La Niña”, um fenômeno climático natural caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais, o que deve ocasionar mais chuvas nas regiões Norte e Sul.
A defesa da ecologia sempre foi uma das principais bandeiras da Associação Baiacu de Alguém, não só por uma questão de consciência ambiental, já que nossa sede fica no Distrito de Santo Antônio de Lisboa – uma Área de Preservação Cultural (APC) em Florianópolis – como também um compromisso com o futuro. Desde a sua fundação, o Baiacu desenvolve diversas atividades com o público infantil, que também merece ter áreas verdes e floridas quando crescer.
A primavera é uma boa oportunidade para refletir e debater a Emergência Climática, uma medida adotada por diversas entidades, cidades e universidades como resposta às mudanças climáticas. O estado de emergência reconhece a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global e envolve a adoção de medidas para reduzir as emissões de carbono e exercer pressão política nos governos para que tomem providências sobre a situação de crise ambiental, como a reciclagem de lixo, o reflorestamento e o banimento dos combustíveis fósseis.
Para animar esse debate, o Baiacu quer te convidar para assistir e compartilhar o videomanifesto do Portal Lunetas para este chamado urgente.
A primavera começa hoje. Mas e o amanhã?