Em 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro. A data foi escolhida em homenagem a Pixinguinha, que nasceu nesse dia em 1897. Alfredo da Rocha Viana Filho – que ganhou o apelido Pixinguinha da sua avó africana – foi um artista de importância ímpar na música popular brasileira, especialmente pela inovação que trouxe ao Choro. Ele foi arranjador, instrumentista e o compositor carioca responsável por músicas emblemáticas como “Carinhoso” e “Rosa”.

O Choro, popularmente chamado de Chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O gênero, que inicialmente mesclava elementos da música africana e europeia, é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira.

Arte: Rafael Gonzaga @GaneshaPress

A Associação Cultural Baiacu de Alguém surgiu da experiência de um bloco de carnaval nos anos 1990 e logo passou a atuar na preservação da música brasileira em suas mais variadas expressões, como o samba de raiz e o chorinho, sempre presente em nossas atividades.

Em 2017, para marcar os 120 anos do nascimento de Pixinguinha, o Instituto Moreira Salles (IMS) lançou o site www.pixinguinha.com.br, que reúne todo o acervo do músico, como documentos, fotografias, partituras manuscritas, e uma farta discografia disponível para audição on-line. Acesse e escute com o Baiacu!