Projeto Pescadores de Cultura: Arte, Cultura e Cidadania Ano III
No distrito de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.
Data de Início: 17 de agosto.
Oficinas:
Percussão (a partir de 7 anos), com Eduardo Serafin
Sábado, das 10 às 12 horas
Na Associação Cultural Baiacu de Alguém.
Teatro Infantil (a partir de 5 anos), com Paula Maba
Sábados, das 14 às 16 horas
Na ABS – Associação do Bairro do Sambaqui.
Teatro Adulto , com Paula Maba
Sábados, das 16 às 18 horas
Na ABS – Associação do Bairro do Sambaqui.
SlAM / Poesia, com Angelo Perusso
Quartas-feiras, das 17 às 19 horas
Na Associação Cultural Baiacu de Alguém.
Sobre o Projeto:
O Projeto Pescadores de Cultura: Arte, Cultura e Cidadania Ano III tem como objetivo possibilitar o acesso à cultura e à formação artística, através do desenvolvimento de habilidades específicas e a democratização de ferramentas estéticas. Em seu terceiro ano, o projeto oferece oficinas comunitárias gratuitas e uma vez ao mês promove os Sábados Culturais para a celebração, fruição e promoção da cultura local.
Sobre as Oficinas
Oficina de Percussão: objetiva capacitar os participantes a tocar os instrumentos de percussão utilizados em uma bateria de escola de samba, familiarizar os alunos com os instrumentos e ritmos tradicionais de escola de samba e suas variações e promover a integração e a coesão dos participantes em um objetivo comum a ser finalizado como um bloco de escola de samba.
Oficina de Teatro: a oficina é destinada para atores e não atores, tenham ou não qualquer experiência com as artes da cena. Partindo de uma metodologia que objetiva os Fundamentos da Atuação, a aprendizagem encontra nos jogos de improvisação os eixos para a prática teatral. Trata-se de uma oficina de montagem na qual, ao final do processo, os integrantes construam uma experiência coletiva em uma peça de teatro.
Oficina de Slam: a oficina tem por objetivo formar novos poetas. Ao longo do curso pretende-se desenvolver habilidades valiosas no manejo da língua falada para a produção da arte da poesia, tais como rima, métrica, ritmo, estilo, figuras de linguagem, estruturas textuais e habilidades de performance ao declamar com o uso da voz e do corpo. Ao final do percurso, pretende-se que os estudantes possuam um corpus de poemas autorais e recursos linguísticos e corporais para escrever e se apresentar.
Sobre os Professores:
Eduardo Serafin – Formado em música pela UDESC, possui vasta experiência com escolas de samba e regência de corais.
Paula Maba – Formada em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela UDESC, acumula mais de quinze anos de experiência em oficinas comunitárias. Com mais de 20 montagens teatrais em sua carreira, Paula investiga uma metodologia denominada “Fundamentos da Atuação”, um espaço onde se objetiva o trabalho do ator com pessoas sem ‘experiência’ em teatro.
Angelo Gabriel – Escritor, slammer e slammaster, organizador do Slam Estrela D’alva e do Slam Educa, coletivo que leva a poesia de rua para dentro das escolas de Florianópolis, por acreditar que o direito ao grito e a arte deve ser de todos.
Inscrições:
As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/Ey2ycZRYbejoVLZ36
Informações:
Fone: 48 999474857
E-mail: oficinaspescadoresdecultura@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pescadoresdecultura
Instagram: https://www.instagram.com/pescadores.decultura
Site: https://baiacudealguem.com.br/pescadoresdecultura2024